Símbolos

DISCÓBOLO

O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo:

Art. 1º - Ficam aprovados o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissão de Educação Física, como segue:

§1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Mirón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória"(...).

Fonte: Resolução Confef 049/02

Peculiaridades desta célebre escultura

Significado do Termo: Atleta que arremessava o disco nos jogos esportivos da Grécia antiga (HOUAISS, 2001). Estátua grega de bronze esculpida por Miron no século V a. C. de um atleta pronto para lançar o disco. É uma das mais célebres obras clássicas e sobrevive apenas em algumas réplicas Romanas. Foi exaustivamente copiado no Neoclassicismo (HOUAISS, 2001). Encontra-se atualmente no Museo Nazionale Romano em Roma, Itália.

Conceito: É a representação ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantânea. A detalhada descrição da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto é inexpressivo e ideal, sem revelar o esforço do lançamento.

Autor: Mirón (490-430 a.C.), escultor grego nacido em Eleutera. Trabalhou, principalmente, com o bronze.

Periodo-estilo: Periodo clássico da arte grega estilo realístico.

Contexto: Viveu no período de máximo esplendor de Atenas, em que a cidade encabeçava a aliança militar da liga de Delos para por fim a ameaça oriental Persa. Trabalhou na decoração da Acrópolis. O estado Ateniense gastrava muito dinheiro em obras de arte, fato que conferia muito prestígio a cidade. Estas esculturas eram feitas para homenagear os vencedores dos jogos atléticos, mas não possuiam semelhança com o homenageado, pois os artístas deste período tratavam de retratar a beleza ideal em suas obras.

O arremesso do disco:
Criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77).

BANDEIRA

Idealizada para simbolizar a união e a comunhão de ideais e interesses dos Profissionais de Educação Física. É constituída de 5 cores (verde,azul, amarelo, laranja e branco), em forma retangular no tamanho 1.30 (largura) x 0.90 (altura).

O verde: cor das profissões de saúde e representa eficiência
O azul: cor da educação representa segurança e confiança
O branco: simboliza ética e transparência
O laranja: simboliza energia, vibração e vitalidade
O amarelo: simboliza luz, ação e poder

FORMATO: Retangular, com campo verde ocupando os campos superior, inferior e laterais das faixas diagonais de cor azul que partem no sentido diagonal das extremidades em direção ao centro. O círculo laranja deverá ocupar o centro da bandeira com a representação do símbolo e o nome do Conselho.

EXEGESE - A Bandeira, Símbolo do CREF1, segundo as regras já estabelecidas, de sua feitura, está representada em trabalho artístico executado nas cores VERDE , AMARELO , Branco, AZUL e Laranja, significando a eficiência, a confiança, a energia e a vitalidade, inerentes ao profissional de Educação Física, assim como, a ética e a transparência essênciais ao exercício de sua profissão. O conjunto de suas cores destaca ao centro a figura em branco do Discóbolo, célebre escultura do Ateniense Miron, que representa a força e o dinamismo característico das pessoas que se dedicam à saúde e a educação através das atividades corporais.

 


  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs