Teresina sedia primeiro seminário voltado ao esporte piauiense

   Voltar    03/12/2019

O primeiro Seminário do Esporte Piauiense será realizado em Teresina, entre os dias 06 e 07 de dezembro, no Blue Tree Rio Poty, reunindo especialistas e profissionais que atuam em diversos segmentos do esporte no estado.

A iniciativa surgiu após a formação do Grupo de Apoio ao Esporte Piauiense (GAEP) que visa apresentar a real situação do esporte no estado e discutir a realidade de cada manifestação esportiva, traçando metas para melhorias e crescimento na área.

Formado por mais de 25 federações desportivas do Piauí, o GAEP vai mostrar a realidade de esportes como judô, voleibol, natação, tênis de mesa, atletismo, capoeira, badminton, basquete, natação, ginástica rítmica, entre outros.

Além dos representantes destas e de outras modalidades o seminário contará com a presença do Vice-Presidente da Comitê Olímpico Brasileiro (COB),Marco Antônio La Porta, que irá ministrar palestra sobre “Governança e gestão esportiva com foco em resultados”, e do Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Maranhão, Rogério Cafeteira.

Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí/PI – CREF 15, Danys Queiroz, o tema já vem sendo discutido há vários meses com o Deputado Franzé que é um dos apoiadores do evento.

“Hoje nós não temos incentivo, estamos de pires na mão! Não temos direito nenhum. Fico feliz que o esporte tenha chegado à Assembleia Legislativa. Tanto os dirigentes esportivos como os atletas não reivindicam direitos, pois não existe nenhuma lei que nos assiste. Comemoramos a iniciativa do Deputado Franzé de propôr leis que atendam à comunidade esportiva”, comemora Queiroz.

Para o apoiador do GAEP e do Seminário, Deputado Franzé Silva, o momento fortalece o desejo em valorizar cada vez mais o esporte no estado. "Esse seminário tem o objetivo de entender como estão hoje as modalidades esportivas e as políticas dentro de cada federação no Piauí; como está a organização dos atletas, qual a realidade da fonte de financiamento das atividades esportivas no estado. Vamos discutir saídas e estimular a criação de um fundo permanente de valorização do esporte", pontua o parlamentar.

A programação do seminário contempla temas como a proposta de construir elementos para criar uma lei de incentivo ao esporte, estimular o bolsa atleta e a inclusão dos Jogos Escolares Piauienses no calendário de eventos do estado.

O seminário contará ainda com a presença de representantes da Fundespi, Seduc e pesquisadores da área esportiva.

   GAEP
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs