Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado. Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.

O que você pode fazer

Condicionamento físico Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas.

Ensino Dar aulas na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio.

Grupos especiais Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.

Recreação Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Recuperação pós-cirúrgica Ajudar pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.

Turismo ecológico Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Mercado de Trabalho

A valorização do bem-estar e da qualidade de vida garante vagas para os bacharéis. Os locais que mais empregam os profissionais são as academias de ginástica. Como educação física é uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio, o maior campo de trabalho para os licenciados são as escolas públicas e privadas. Outra área que continua demandando profissionais é a de condicionamento físico, onde ele pode trabalhar como personal trainer, principalmente fora das grandes capitais. “Existe uma boa procura por personal trainers para trabalhar com crianças e idosos, além de pequenos grupos de pessoas que buscam se exercitar”, diz Giulliano Esperança, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. O formando também pode trabalhar em clubes, empresas privadas – com ginástica laboral – e em condomínios e resorts, promovendo atividades esportivas e de recreação. Começam a surgir oportunidades em clínicas, hospitais e spas, que contratam o profissional para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Empresas de seguro-saúde procuram o educador físico para atuar em centros de saúde preventiva. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas, mas também a maior concorrência. No Nordeste, o setor de turismo absorve muitos profissionais para trabalharem, principalmente, em hotéis.

 


  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs