CREF15 e UFPI discutem definição de data de mudança da base legal do curso de Educação Física

   Voltar    17/10/2019

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriram nesta quinta-feira, no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, as discussões para a unificação da data oficial da mudança da base legal do curso de Licenciatura em Educação Física ofertado pela instituição de ensino superior.

O Conselho apontou como necessária essa definição da data para saber em que ano o curso da UFPI mudou sua base legal, saindo da Portaria 03/1987, que dava direitos irrestritos ao exercício dos alunos formados, para a Portaria 01/2002, em que determina a atuação apenas no âmbito de licenciatura.

Danys Queiroz, presidente do CREF15, destacou que, de acordo com a decisão normativa do Ministério da Educação do dia 15 de outubro de 2005, todas as instituições de ensino superior precisam alinhar as datas das bases legais dos seus cursos para definir os campos de atuação dos recém-formados. A decisão pode beneficiar alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em relação à abrangência de suas atuações no mercado.

Na ocasião do encontro na UFPI, Danys Queiroz foi recebido pela Profa. Dra. Romina Paradizo, Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PREG), Lucyana Barbosa, Diretora de Administração Acadêmica, e a professora Rita de Cássia Silva.

"Fomos muito bem-recebidos. Papo que fluiu muito bem e uma parceria que se inicia entre o CREF e o sistema acadêmico da UFPI. Essa afinidade de ideias e rigidez para começar a analisar registro de diplomas. Dra Romina me recebeu muito bem, assim como a professora Luciana. Foi uma união de pensamento, aprendizado e ideias que se afinaram", enfatizou Queiroz.

A UFPI solicitou até 15 dias para informar ao CREF15 qual data começou a utilizar a Portaria 01/2002 como base legal de seus cursos de educação física.

   Ascom CREF15
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs