CREF15 solicita reabertura de áreas públicas para atividades físicas e elabora protocolo para academias privadas
Voltar 03/05/2020O Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15) solicitou à Prefeitura Municipal de Teresina a reabertura de espaços públicos, como parques, avenidas e academias populares, para a prática segura de atividade física da população. Além disso, o Conselho nomeou uma comissão interna para elaborar um protocolo de funcionamento de academias particulares (indoor) no estado.
O CREF15 defende a importância da reabertura de espaços públicos a céu aberto para a prática de atividades físicas conduzidas por profissionais de educação física. A intenção do Conselho é reforçar os mecanismos de promoção coletiva de saúde durante este período de cuidados com o novo coronavírus. A equipe do prefeito de Teresina, Firmino Filho, solicitou a elaboração de um protocolo de reabertura gradual seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Estamos defendendo a atuação da educação física em prol da saúde e dos benefícios que garantimos para a população, não apenas em academias, mas em todo e qualquer local em que atividades físicas possam ser realizadas sempre sob orientação de um profissional de educação física. A ideia é que aquele profissional que esteja ministrando aulas online, por exemplo, possa ter outros ambientes seguros para acompanhar seus clientes. Algumas avenidas podem ser isoladas para o fluxo de carros e serem usadas de forma segura como espaços abertos para a população", comenta o presidente do CREF15, Danys Queiroz.
Ainda de acordo com o presidente do CREF15, o protocolo está sendo finalizado e deve ser entregue à PMT nos próximos dias.
"O Conselho formou uma comissão interna para a elaboração do documento de reabertura, e devemos entregá-lo à Prefeitura de Teresina ainda esta semana. Por enquanto, não temos data prevista para a reabertura de academias particulares e também desses espaços públicos, mas estamos dialogando com as autoridades. Enquanto isso, continuamos seguindo os decretos e orientações de isolamento social", finaliza.
O CREF15 elaborou um Plano de Ação que deverá ser seguido por clientes e profissionais de educação física em ambientes fechados assim que as autoridades sinalizarem a reabertura. O decreto do Governo do Estado prolongou até o dia 21 de maio o isolamento social da população e restrições ao funcionamento do comércio.