Fiscalização fecha academias e flagra profissionais irregulares em 19 escolas no norte do Piaui
Voltar 01/10/2019O Conselho Regional de Educação Física do Piauí ( CREF 15) realizou no último fim de semana uma fiscalização em sete cidades do Norte do estado. Cinco academias foram examinadas, duas foram fechadas no momento da inspeção e 12 pessoas foram autuados por exercício ilegal da profissão.
A equipe de fiscalização do CREF15 percorreu pelas cidades de Cabeceiras, Barras, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio e Miguel Alves para verificar o funcionamento e a regularidade das academias.
Por apresentarem irregularidades, não terem registro junto ao Conselho e não terem profissionais de Educação Física atuando no momento da fiscalização, dois estabelecimentos foram fechados no ato.
Além da vistoria nas academias, 19 escolas também foram inspecionadas para averiguar o cumprimento da lei 7.098, a qual diz que as aulas de Educação Física devem ser obrigatórias em toda a educação básica. Contudo, todas as escolas, sem exceção, não cumprem a legislação. Foram encontrados profissionais não habilitados atuando do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. As aulas eram ministradas por pedagogos, profissionais formados sem registro e estudantes de Educação Física.
"Nas escolas, dois casos nos chamaram a atenção. Nos municípios de Campo Largo do Piauí e Nossa Senhora dos Remédios encontramos escolas que se quer havia aulas de Educação Física. Elas não estavam cumprindo nem o básico. Contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que coloca Educação Física como componente curricular obrigatório. ”, conta Charlie Maia, Coordenador de Fiscalização do CREF 15.
Com a fiscalização, além das cinco academias fechadas, 12 pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão.